terça-feira, 31 de maio de 2011
Hoje na Clinica da Familia David Capistrano Filho , deu inicio a mais um curso da defesa civil para formar os agentes comunitários de saúde em voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC).
A cidade vai ganha reforços importantes na prevenção e nas respostas às emergências em áreas vulneráveis.
Os agentes farão parte do sistema de alerta comunitário da cidade, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para a troca de mensagens. Os telefones receberão SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas e permitirão a comunicação ágil entre todos os integrantes.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
DIA MUNDIAL SEM TABACO 2011
Preocupação de se fazer cumprir as suas determinações.
No dia 27 de abril, em seu discurso de abertura durante o Fórum Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moscou, com a proposição Enfrentar o desafio das doenças não transmissíveis, a Diretora-Geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, enfatizou a importância da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco chamando a atenção para uma visão mais crítica das relações entre indústria do tabaco e a sociedade.
“O crescimento das doenças crônicas não-transmissíveis representa um enorme desafio para a saúde pública. Para alguns países, não é exagero descrever a situação como uma catástrofe iminente. Quero dizer, um desastre para a saúde, para a sociedade, e para a maioria das economias nacionais. Nós podemos compilar bibliotecas cheias de evidências sobre os perigos do tabaco e do fumo passivo, mas são outros os que fazem as leis para o controle do tabaco e as implementam. Hoje, muitas das ameaças à saúde que contribuem para doenças não-transmissíveis vêm de empresas que são grandes, ricas e poderosas, movidas por interesses comerciais, e muito menos amigável para a saúde. Esqueçam a colaboração com a indústria do tabaco. Nunca confie nesta indústria em qualquer circunstância, sob qualquer acordo. Implementem a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Assim, podemos evitar cerca de 5,5 milhões de mortes a cada ano a um custo menor do que 40 centavos de dólar por pessoa, em países de baixa renda. Não há nenhuma outra "melhor aquisição" para o dinheiro em oferta. As pessoas não precisam fumar, mas elas precisam comer e beber”.
Como parte das celebrações, a OMS orientou os países membros a promoverem a Convenção-Quadro associando os benefícios de sua aplicação na saúde das pessoas. Com o tema “Três maneiras de salvar vidas”, enfatizou o trabalho desenvolvido por bombeiros e salva-vidas, associando-os à Convenção-Quadro e suas ações e contrapondo-se aos malefícios do tabaco.
domingo, 29 de maio de 2011
2º Caminhada Contra Dengue
Convidamos a todos para que no dia 04/06/2011 participem da 2ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue.
Contamos com a participação de todas as Unidades de Saúde das respectivas áreas de planejamento, envolvendo o maior nº de pessoas do território.
Vamos mobilizar, envolver e sensibilizar a população para a permanente vistoria e identificação de locais de possíveis criadouros e desenvolver o hábito da comunicação para a central 1746, transformando essa mobilização em contínua vigilância.
Para tanto, solicitamos que cada Coordenação faça as articulações com as Subprefeituras e os parceiros locais (Escolas, Associação de Moradores, Empresas, Grupo Articulador Local/GALs, Conselho Distrital de Saúde, Bairro Educador, Escolas de Samba, Blocos, etc) a fim de aumentar a participação popular.
sábado, 28 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Conjuntivite
SIMTOMAS
Em geral, a conjuntivite se caracteriza por ardência e coceira na região ocular, com sensação de corpo estranho (areia ou de ciscos) nos olhos, bem como um irritante lacrimejar, olhos vermelhos e sensíveis principalmente à claridade, e pálpebras inchadas. No caso da conjuntivite infecciosa, os olhos doem, além de secretarem um insistente líquido amarelado. Este tipo é, sem dúvida, o que mais aflige.
Infecções bacterianas, com estafilococos ou estreptococos, deixam o olho vermelho, associado a um montante considerável de secreção purulenta (pus). Uma consulta imediata a um oftalmologista é aconselhada. Por outro lado, outras infecções bacterianas são crônicas e podem produzir pouca ou mesmo nenhuma supuração, exceto um pequeno endurecimento dos cílios pela manhã.
Alguns vírus produzem a típica irritação dos olhos, dores de garganta e corrimento nasal, devido a um pequeno resfriado. Outros podem infectar apenas os olhos. As conjuntivites virais produzem geralmente duram de uma a duas semanas.
COMO EVITAR
Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio.
Para prevenir a transmissão, enquanto estiver doente, tome as seguintes precauções:
• Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos.
• Aumente a freqüência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos.
• Não compartilhe toalhas de rosto.
• Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise.
• Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho.
• Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, ou se estiver usando colírios ou pomadas.
• Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.
• Evite coçar os olhos para diminuir a irritação.
• Evite aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes.
• Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.
Para prevenir o contágio, tome as seguintes precauções:
• Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
• Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos.
• Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).
• Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.
Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.
TRATAMENTO
Na maioria dos casos de conjuntivite, os sintomas e a doença passam em 10 dias, sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento. Medicações (pomadas ou colírios) podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e também diminuir o desconforto. Acima de tudo, não use medicamentos sem orientação médica. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos, sendo assim, cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.
Se você sabe que tem alergia ou intolerância a algum produto químico, mantenha-se longe dele, durante e depois da crise.
Para melhorar os sintomas, lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.
E lembre-se: ao perceber alguma irritação, vermelhidão ou secreção anormal, procure imediatamente seu oftalmologista. Só ele pode indicar o melhor tratamento.
Sinais de alerta
Se ocorrer algum destes problemas, procure imediatamente seu médico:
• Alterações visuais.
• Dor ocular intensa.
• Dor ao movimentar os olhos.
• Febre.
• Não melhorar com a medicação.
• Secreção continua após o término da medicação.
• Aumento da sensibilidade à luz.
Agentes Comunitários de Saúde
O agente Comunitário de Saúde para realizar um bom trabalho precisa:
- conhecer o território;
- conhecer os problemas de sua comunidade;
- observar as pessoas, as coisas, os ambientes;
- agir com respeito e ética perante a comunidade e os demais profissionais;
O agente comunitário tem várias funções e uma delas é a visita domiciliar onde acontece o cadastro, ele identifica algumas situações de risco.
Podemos dizer que o ACS deve:
- Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo;
- Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário;
- Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde;
- Acompanhar a situação de saúde das pessoas para ajudá-las a conseguir bons resultados.
- Todas as famílias e pessoas de seu território devem ser acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação e saúde (onde ocorrem a orientação das famílias ou das pessoas, sobre a promoção da saúde e a prevenção de doenças)
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Dia do Desafio
Ontem dia 25/05/2011 foi o dia do desafio, todos juntos por um só ideal, a clinica da família David Capistrano Filho e o PS Mario Vitor, o grupo da ginástica e da caminhada juntos fizeram um encontro e promoveram a saúde, fomos para rua e caminhamos pelo nosso bairro para poder incentivar a comunidade a fazer o mesmo, uma caminhada pela saúde.
Grupo de Saúde do Homem
O enfermeiro Geovane esta fazendo uma palestra de saúde do homem, esse grupo é realizado a cada 15 dias, e contamos com nossa comunidade para fazer parte de todos os grupos realizados na clinica da familia David Capistrano filho.
Na clinica da família existe diversos grupos e atividades para educação da saúde, é muito importante que toda a comunidade participe desses grupos, pois estamos aqui trabalhando para o bem estar da nossa comunidade.