segunda-feira, 26 de agosto de 2013
sábado, 24 de agosto de 2013
Quem disse que vacinação lembra choro de criança?
Hoje na clinica da Família David Capistrano Filho, além de vacinar e atualizar a caderneta de vacinação do seu filho , nós ainda oferecemos alegria para a criançada, venham tragam seus filhos, tenho certeza que ele vai adorar e você vai ficar muito mais tranquila, pois deixaremos seu filho imunizado.Nossa Téc.de Enf. Catia |
Nossas crianças imunizadas e felizes!!!
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Hanseníase
A equipe Narciso Luzes fez uma sala de espera em todas as dependências da nossa clinica para levar mais informação aos nossos usuários.Vejam nossas fotos:
Acs Márcia |
Nossa Téc.Enfª Catia Cilene |
Téc.Enfª Catia Entregando informativo sobre a hanseníase. |
Téc.Enfª Catia e Acs Gisele. |
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, apresenta maior prevalência em áreas de baixo nível social, onde ocorre a subalimentação, moléstias debilitantes e superpopulação. A hanseníase é causada pelo bacilo de hansen. Esse bacilo apresenta afinidade pelo tecido cutâneo e sistema nervoso periférico, podendo afetar outros órgãos como: testículos, fígado e olhos. A hanseníase não é uma doença hereditária.
O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Este dura até aproximadamente um ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.
Fonte: Retirado daqui.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
EQUIPE TÉCNICA NOTA 10
Devo dizer que nossa clinica esta de parabéns, nossos profissionais fazem de tudo para que nossos usuários tenham o melhor atendimento possível.
Aqui não estão todos que merecem esse elogio, mais essas meninas fazem a diferença!!!
Enfª Carolina , Enfª Priscila, Téc Enf. Sonia, Enfª Tatiane e Téc.Enf. Catia. |
GRUPO DE GESTANTE.
Toda quinta feira as 16hs acontece da clínica o grupo de gestante.Este trabalho tem como objetivo demonstrar a relevância de grupos de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde. O grupo de gestantes resulta em trocas de experiências e o compartilhamento de sentimentos de mulheres que se encontram num momento especial, onde passam por mudanças corporais e emocionais. O grupo é uma maneira de criar vínculo, fato que resulta em uma melhor assistência para as mesmas. Conclui-se que este grupo funciona como uma estratégia, a qual permite assistir de modo integral as gestantes, é um espaço onde elas podem compartilhar seus sentimentos e receber orientações dos profissionais de saúde.
A enfermeira Carolina Andrade é a responsável em realizar toda semana esse grupo de gestante.
Enfermeira Carolina Andrade |
Téc de Enf. Marilena |
Nova campanha nacional para atualização das cadernetas de vacinação é lançada
Ação de vacinação será realizada entre os dias 24 e 30 de agosto e terá o dia de maior mobilização, chamado "Dia D", no dia 24 de agosto.Entre os dias 24 e 30 de agosto o Ministério da Saúde realiza em todo o País uma nova etapa de vacinação e, para isso, lançou,na quinta-feira (15), em Brasília a campanha nacional para atualização das cadernetas de vacinação para crianças menores de cinco anos. O dia de maior mobilização, chamado "Dia D", será o de início, 24 de agosto. Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). O orçamento para 2013 do Ministério da Saúde é de mais de R$ 2 bilhões para imunização de crianças, adultos e idosos. A iniciativa contará com o envolvimento de mais de 350 mil profissionais de saúde em mais de 34 mil postos de vacinação. Além dos locais de vacinação, serão disponibilizados 42 mil veículos como postos volantes. O ministério disponibilizará um recurso adicional de R$ 18,6 milhões para os fundos estaduais e municipais se organizarem na realização da campanha.
Fonte: Brasil.gov.br